Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Post/Page

Weather Location

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News:

latest

Volkswagen quer estrear na Fórmula 1 em 2018

Participar da maior competição automobilística do planeta reforçaria imagem do grupo alemão por Túlio Moreira MotorDream As metas ambicios...



Volkswagen quer estrear na Fórmula 1 em 2018
Participar da maior competição automobilística do planeta reforçaria imagem do grupo alemão

por Túlio Moreira
MotorDream


As metas ambiciosas da Volkswagen para o mercado global também deve ter reflexos nas pistas. O grupo alemão quer estrear na Fórmula 1 em 2018 – ano em que também pretende alcançar a liderança mundial de vendas. Wolfgang Durheimer, responsável pelo departamento de competição do fabricante, afirmou à imprensa alemã que a Volkswagen está interessada em participar da principal competição de automobilismo do planeta. O primeiro passo será consolidar sua participação no Campeonato Mundial de Rali (WRC). A estreia está marcada para a temporada de 2013.

A entrada da Volkswagen na Fórmula 1 pode acontecer por meio da Audi, que acumula 10 títulos nas últimas 12 edições das míticas 24 Horas de Le Mans. Contudo, também é possível que o grupo esteja representado nas pistas pela francesa Bugatti, pela italiana Lamborghini ou pela inglesa Bentley. Por enquanto, tudo fica no campo das especulações. Mais provável é que a Volkswagen opte por entrar na F1 em duas etapas. Primeiro, a marca começaria fornecendo motores para equipes já consolidadas, e só em um segundo momento passaria a atuar com equipe própria.

Contudo, Wolfgang Durheimer já adiantou que a Fórmula 1 não é o único objetivo do grupo alemão. Afinal, a competição atinge grandes níveis de popularidade na América Latina, Ásia e Europa, mas não consegue a mesma penetração no mercado norte-americano. E os Estados Unidos são, justamente, um dos mercados prioritários no plano de crescimento global do fabricante. Portanto, a Volkswagen não descarta atuar também em modalidades como a Fórmula Indy ou a Nascar no futuro.

Nenhum comentário