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Mustang x Camaro X Challenger: contando vantagem

Ford Mustang GT 500 Super Snake encara versões envenenadas de Chevrolet Camaro e Dodge Challenger Uma fanfarrice do tamanho do mundo deu...





Julia LaPalme
Ford Mustang GT 500 Super Snake encara versões envenenadas de Chevrolet Camaro e Dodge Challenger
Uma fanfarrice do tamanho do mundo deu início à onda de carros retrô. Em janeiro de 2009, o conhecido tunador John Hennessey, de Houston, divulgou os planos para um Camaro 2010 com motor de Corvette ZR1 de 715 cavalos. Naturalmente, houve frisson nos fóruns on-line sobre quando e como a Ford responderia com seuMustang 2010.
Nem duas semanas depois, um comunicado à imprensa quentíssimo, direto de Las Vegas, apareceu em nossa caixa de entrada, detalhando os planos da Shelby para um Mustang GT500 Super Snake de 735 cv. E, simples assim, a mãe de todas as batalhas de muscle cars havia começado. O embate fácil teria sido simplesmente deixar esses dois valentões se pegarem em um ringue de asfalto, mas nós queríamos mais. Então, resolvemos arrumar um trio de 700 cavalos e saímos à caça de um Challenger com insolência suficiente para andar roda a roda com o Shelby e o Hennessey.
Como os outros dois, o tunador do Dodge teria que produzir um veículo utilizável no cotidiano, não apenas uma obra maluca. Nós procuramos níveis de mecânica, acabamento e confiabilidade dignos de um fabricante, respaldados por garantia e assistência técnica. Com o Camaro já na disputa, Hennessey estava excluído do cargo de tunador do Challenger. Nós examinamos com atenção os lendários construtores de muscle cars Mr. Norm e Hurst Shifters, já que ambos haviam criado SRT8s de peso para o salão SEMA de 2008. O problema era que oSuper Challenger de 900 cavalos de Mr. Norm é um exemplar único superpoderoso, enquanto os Super Challengers tradicionais não reúnem a tropa necessária. Nem os Challengers de Hurst Shifters: o mais potenteSRT8 Série 5 empaca nos 580 cv.
Julia LaPalme
O trio despeja toda a cavalaria no asfalto: força bruta
Então temos a SpeedFactory de Morrow, Geórgia. Embora não seja uma celebridade como Mr. Norm ou Hurst nem tenha a moral nas ruas de Hennessey, a SpeedFactory é uma empresa conceituada no âmbito de Dodges de alto desempenho. Como a primeira a oferecer peças e acessórios para os muscle cars atuais da Mopar, a SpeedFactory oferece modificações para o Challenger SRT8 desde uma mudança de Estágio 1 na entrada de ar que proporciona 25 cavalos a mais até um veículo Estágio 6 com curso aumentado dos pistões e sobrealimentado que oferece 1000 cavalos e corre o quarto de milha em 10 segundos. A configuração Estágio 5 de 700 cavalos da SpeedFactory parecia na medida do que queríamos.

Com o triunvirato escalado, marcamos uma data e algumas regras básicas para manter o jogo limpo. Para garantir que ninguém se sentisse tentado a mandar um carro com pneus slick e gasolina de competição, fizemos o uso de gasolina 91 octanas e pneus de rua obrigatórios. Nós também dissemos aos tunadores que a primeira rodada da competição aconteceria na sede da K&N Air Filters em Riverside, Califórnia. Por que lá? Porque a K&N tem um conjunto imaculado de detectores de mentiras automotivas conhecido como dinamômetros de chassis Dynojet Research.
Durante o período de preparação, apareceram problemas grandes e pequenos. Um mês antes do duelo, a Shelby Automobiles soltou um comunicado à imprensa alterando a potência do Super Snake para 760 cv. Isso não incomodou muito a nós ou aos outros tunadores; nesses níveis astronômicos de potência, uma diferença de 45 a 50 cavalos representa apenas uma vantagem de 7%.
Julia LaPalme
Sobra de potência exige destreza para não perder o controle da traseira
Mas então, duas semanas mais tarde, Hennessey ligou para nos informar que o HPE700 não ficaria pronto a tempo. O V8 LS9 do ZR1 não conseguia se comunicar corretamente com o sistema eletrônico do Camaro e isso levaria tempo demais para solucionar. Em seu lugar, Hennessey prometeu entregar um Camaro HPE650 de 660 cv, que adiciona um supercharger Magnuson TVS2300, injetores de combustível de alto volume, configuração especial da centralina e um escapamento de aço inoxidável ao V8 LS3 do Camaro. Ele sabia que isso poderia deixá-lo em uma desvantagem significativa em relação aos outros tunadores, mas, como ele não tinha problemas com isso, nós também não tínhamos.
Dois dias antes de nossa batalha agendada, a SpeedFactory soltou a bomba maior. O Challenger Estágio 5 não iria participar. Após completar a troca de motor de 6.4, instalar o supercharger e fazer ajustes no dinamômetro com semanas de antecedência, eles fizeram a maior de todas as jogadas inexperientes – ficaram gananciosos. Aparentemente, alguém na Mopar Performance acenou com a promessa de um motor Hemi 7.2 com diâmetro dos cilindros e curso dos pistões aumentados todo em alumínio, e os caras agarraram a chance de incorporar esse motor e tirar uns 100 a 150 kg do nariz do Dodge.
Porém, um motor novo significava problemas novos. Atrasos deixaram a construção para a última hora e, quando eles finalmente instalaram o motor e peças mexidas, a comunicação deficiente entre a centralina e o sensor de ângulo do virabrequim melou todo o projeto. Será?
Após algumas ligações polidas e e-mails com palavras educadas, conseguimos convencer a SpeedFactory que levar o Challenger para nossa pequena escaramuça – não importava em que condições – era de todo interesse deles. Então respiramos fundo. Com nosso plano do Clube dos 700 definitivamente enterrado, nos dirigimos à K&N curiosos para ver como as coisas iriam se desenrolar.
Julia LaPalme
No Camaro preparado chegaram nos 620 cavalos nas rodas com ajuda de um compressor
Em sua terceira tentativa, o Super Snake preto azulado levou o dinamômetro da K&N aos 644 cv e 80,3 mkgf de torque nas rodas traseiras. Bastante impressionante para o que era essencialmente um GT500 com um supercharger Whipple modificado, borboletas de admissão duplas de 75mm e um escapamento Borla revisado. Calculando perdas no trem de força de 15 a 20%, o Super Snake estava cumprindo sua promessa de 760 cv brutos.
O próximo da fila era o HPE650, que deveria ter produzido cerca de 558 cv nas rodas se a alegação de Hennessey de 660 cv brutos fosse verdade. Quando ele produziu 620,5 cv e 82 mkgf de torque, nossas sobrancelhas e ânimo se ergueram. Talvez o Super Snake não fosse simplesmente sumir na ponta com todas as honrarias.
Cedo para falar. A SpeedFactory coloca seu Challenger SRT8 Estágio 5 na casa dos 700 cavalos líquidos, mas ele deu conta de tímidos 460 cv e 59,3 mkgf no dinamômetro. Isso apesar da turbina Vortech, intercooler água/ar e escapamento Corsa de aço inoxidável com catalisadores de alto fluxo. O que rolou? Um erro quase inconcebível, como descobriríamos mais tarde.
Julia LaPalme
O mais comportado dos três é o Dodge, com 460 cavalos medidos no dinamômetro
Após a esclarecedora sessão na K&N, todos estavam ansiosos para ver como o campeão no dinamômetro se sairia na pista de testes. Girar cilindros em quarta marcha é uma coisa, mas haveria aderência suficiente dos pneus 285/30R20 Pirelli PZeros do Shelby para conter os 644 cavalos no asfalto convencional?

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