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O Motor VR

O Motor VR Os motores VR5 e VR6 seguem uma configuração desenvolvida pelo grupo Volkswagen. É similar ao motor em V, mas com as...


O Motor VR
Os motores VR5 e VR6 seguem uma configuração desenvolvida pelo grupo Volkswagen. É similar ao motor em V, mas com as linhas "dês" cilindros formando um "V" com ângulo de apenas 10.6° ou por 15°, diferentemente dos tradicionais ângulos de 45°, 60°, ou 90°.
Para tentar explicar um pouco isso que deve ter ficado esquisito para você, vamos colocar em exemplos esses ângulos, diferenças... ta parecendo mais aula de matemática do que de outra coisa não é mesmo ? Mas assim é que é bom...
Bem, a Volkswagen produziu motores denominados VR6, com ânulo entre as fileiras dos cilindros de 10,6° e também com ângulo de 15°. Estes ângulos são tão estreitos que tornam estes motores muito parecidos com os motores de 6 cilindros em linha, como a ordem de ignição e o uso de um único cabeçote.
Por sua vez a Opel produziu motores V6 com ângulo de 54°, de modo a serem usados em automóveis de tração dianteira.
Já a Ferrari Dino foi inicialmente alimentado por carburadores. Um ângulo de 60° limitava o tamanho dor carburadores, para viabilizar a instalação destes optou-se por um ângulo de 65°, o que trouxe um ligeiro aumento de vibração
Agora que já deixamos "um pouco claro" essa parte de ângulos, vamos voltar aos motores VR.
O termo VR vem da combinação de motor em V e Reihenmotor, que em (alemão significa : motor em linha).
A combinação dos dois pode ser traduzida como "o motor V6 em linha".
O VR6 foi projetado especificamente para ser usado transversalmente em veículos de tração dianteira. Usando o motor VR6, foi possível instalar um motor de seis cilindros em modelos existentes na linha Volkswagen. Um motor V6 de projeto convencional exigiria o alongamento da parte dianteira do veículo.
O ângulo estreito entre bancos do cilindro permite também a utilização de apenas um cabeçote e dois eixos de comando de válvulas para comandar todas as válvulas.
Isso simplifica a construção do motor e reduz custos. Há diversas versões diferentes do motor VR6.
O VR6 original tem 2,8 litros de cilindrada e 12 válvulas.
Estes motores produziram 174 cv / 128 kw de potência  / torque de 240 Nm
fonte : http://www.cartuningrevolution.com/

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