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Volkswagen Cross Coupé antecipa Tiguan de 2014

A marca alemã apresentou um protótipo que aponta os rumos do design dos futuros SUVs de seu portfólio do AutoMotor/Portugal Desde que lanço...

Volkswagen Cross Coupé antecipa Tiguan de 2014
A marca alemã apresentou um protótipo que aponta os rumos do design dos futuros SUVs de seu portfólio

do AutoMotor/Portugal
Desde que lançou o Touareg, em 2002, e o Tiguan, em 2007, a Volkswagen adentrou o segmento dos utilitários esportivos e crossovers. Agora, a marca alemã apresenta o Cross Coupé, uma de suas estreias no Salão de Tóquio. Este protótipo pretende antecipar as linhas de design que serão aplicadas nos próximos utilitários que serão lançados pelo construtor alemão. Além disso, este Cross Coupé revela ainda como deve ser a segunda geração do Tiguan, prevista para surgir em 2014.

Com quarto lugares, o Cross Coupé é um híbrido a gasolina de tração integral com uma dianteira que lembra os concepts Tex e Go revelados por Giugiaro no Salão de Genebra deste ano. Os contornos são muito bem definidos, com a linha de cintura elevada e a tampa do porta-malas angulosa. O design das cavidades das rodas é específico para abrigar as rodas de liga leve de 20 polegadas, munidas de pneus 265/45.

No interior, destaque para o painel de instrumentos, que combina mostradores analógicos com painéis LCD. Os quatro lugares estão separados por um túnel central elevado, onde se esconde a bateria que alimenta os motores elétricos deste protótipo. Com 4,34 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura, o Cross Coupé é 12,5 cm mais curto, 5,8 cm mais largo e 1,7 cm mais baixo que o Tiguan da primeira geração. A distância entre-eixos de 2,63 m é 2,6 cm maior que a do Tiguan, o mesmo acontecendo com as vias: a dianteira cresce 1,5 cm e a traseira 4,3 cm. O porta-malas, no entanto, é menor: cerca de 90 litros menos, para um total de 380 litros.

Para impulsionar este protótipo, a Volkswagen utilizou um sistema híbrido composto pelo motor 1.4 litro TSI de 150 cv, uma caixa DSG de sete velocidades e dois motores elétricos: o primeiro, no eixo dianteiro, oferece 55 cv; por sua vez, o segundo, que movimenta o eixo traseiro, disponibiliza 115 cv. Em conjunto, o sistema oferece até um máximo de 260 cv de potência. A bateria que anima estes motores, de íons de lítio, pode ser recarregada numa tomada normal e permite ao Cross Coupé uma autonomia 100% elétrica de 45 km. Em modo híbrido, a VW fala em um consumo misto de 37 km/l e emissões de CO2 de 62 g/km, levando 7,0s para cumprir os 0-100 km/h. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h em modo híbrido e a 115 km/h em modo exclusivamente elétrico.



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