A imagem que muitas pessoas têm do tuning em Portugal é na maior parte das vezes errada. Se já para quem está fora do tuning é difícil pe...
A imagem que muitas pessoas têm do tuning em Portugal é na maior parte das vezes errada. Se já para quem está fora do tuning é difícil perceber os conceitos do tuning, os objectivos, os diferentes estilos, etc, também dentro do tuning há muita gente que não o percebe.
Recentemente num programa de televisão, o tuning foi conotado a viaturas pequenas de baixa gama. Mas o tuning não está relacionado apenas com esse tipo de viaturas. O tuning tem, alias, os seus melhores exemplos nas viaturas mais caras, mais potentes, mais exclusivas, mais luxuosas.
Quer se tratam de preparações profissionais, feitas por preparadores de renome como Brabus, AC Schnitzer, etc, quer feitas pelos tuners anónimos de todo o mundo, existem excelentes preparações que para além de melhorarem esteticamente as produções dos melhores designers das várias marcas, melhoram ainda as prestações, a dinâmica e a exclusividade desses carros.
Hoje mostramos aqui algumas preparações efectuadas num segmento de berlinas e coupés topo de gama. Os responsáveis por esses trabalhos têm obviamente diferentes cuidados nas escolhas dos materiais e acessórios e nas áreas do carro onde efectuam as alterações. Estas imagens mostram uma parte do que é o tuning. Uma parte, porque o tuning tem várias facetas, há muitos outros estilos, muitas outras tendências, muitos outros tipos de carros a serem alterados!
A escolha de um bom conjunto de jantes é primordial e isso salta à vista nas imagens mostradas aqui. Os kits de carroçaria ou elementos que são adicionados são sempre muito discretos e não alteram por completo as linhas originais, antes reforçam o que de melhor têm esses carros. É muitas vezes usado o carbono e no interior a pele, Alcântara e outros materiais exclusivos. Suspensão é também fundamental. Reduzir a altura ao solo, diminuir ao espaço que separa a carroçaria do pneu são uma tendência. Mais recentemente as suspensões a ar têm vindo a ser cada vez mais usadas no estrangeiro.
Tendência também é a utilização do vinil para mudar a cor do carro. As cores mate têm sido a tendência no car wrapping. Esta técnica está também já bastante bem implantada em Portugal com várias empresas a fazerem este serviço.
Obviamente que a este nível lá fora também se vêem maus trabalhos ou preparações que estragam os carros em vez de os melhorarem. Cabe-nos a nós que gostamos de tuning, que compreendemos o tuning que contribuamos com o nosso sentido crítico para que o tuning em Portugal possa melhorar a cada dia. É preferível que um projecto tenha menos alterações mas alterações bem feitas, do que ter muitas alterações, sem gosto, sem nexo e pior que isso, que contribuem para estragar a imagem do tuning.
FONTE: Notícias Tuning
Nenhum comentário